início

pesquisas

revista estudos de literatura brasileira contemporânea

teses e dissertações

grupo de leitura

atividades do grupo

agenda

links de interesse

contato

Anais do Simpósio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea - Fórum dos estudantes

O Simpósio Internacional sobre Literatura Brasileira Contemporânea é organizado anualmente pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea – GELBC (UnB/CNPq) e tem por objetivo reunir os/as pesquisadores/as para promover uma avaliação crítica colaborativa sobre as pesquisas individuais desenvolvidas no âmbito do grupo. Nas palavras da coordenadora do Grupo, professora Regina Dalcastagnè, o simpósio “não é apenas um espaço de trocas sobre pesquisas. Ele recupera nossa certeza de que a literatura brasileira contemporânea é um terreno fértil para discussões que aparecem em vários domínios de investigação.”

Desde a sua IV edição, em 2012, o evento passou a contar, em sua programação, com um período dedicado à participação dos/as alunos/as, o Fórum dos Estudantes. A maioria dos estudantes são alunos de pós-graduação, oriundos de diferentes universidades e convidados a participar por seus orientadores, pesquisadores membros do GELBC. As comunicações têm o objetivo de apresentar ao público as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pelos/as alunos/as em seu percurso acadêmico.
A publicação destes Anais, portanto, reúne os textos apresentados pelos alunos e mostra um pouco da pluralidade de análises possíveis que estão atraindo a atenção dos alunos no campo da literatura brasileira contemporânea hoje.

Editores responsáveis: Profª. Drª. Regina Dalcastagnè e Prof. Dr. José Leonardo Tonus

Organização: Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Literatura da UnB

Informações: gelbcunb@gmail.com

Normas de padronização dos trabalhos para publicação nos anais:
Arquivo em formato doc ou docx.
Fonte em todo o texto: Times New Roman.
O título deve vir em caixa alta e negrito, fonte tamanho 12. Em nota de rodapé, incluir, de forma breve, os créditos institucionais do/a autor/a (formação, instituição de origem, e-mail de contato).
Incluir, no início do texto, logo abaixo do título e do nome do autor, o resumo e três ou quatro palavras-chave.
Para o resumo, usar fonte tamanho 10 e espaço simples.
Para o corpo do texto, usar fonte tamanho 12, espaço entrelinhas de 1,5 (sem espaçamento antes ou após o parágrafo), recuo na primeira linha de 1,25 e alinhamento justificado.
As citações com mais de 3 linhas devem vir destacadas do texto com recuo esquerdo de 4,0 cm, fonte tamanho 10 e espaço simples nas entrelinhas.
As notas de rodapé devem usar fonte tamanho 10 e espaço simples.
As remissivas bibliográficas devem aparecer no sistema autor-data, entre parênteses, em meio ao texto, como no modelo: (Bourdieu, 1998, p. 37) e as referências completas devem constar no final do texto, com a disposição dos elementos conforme exemplos a seguir:

Livro:
BAKHTIN, Mikhail (2002). Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. Tradução de Aurora Bernardini et al. 5. ed. São Paulo: Hucitec.

Artigo:
DALCASTAGNÈ, Regina (2002). Uma voz ao sol: representação e legitimidade na narrativa brasileira contemporânea. Estudos de literatura brasileira contemporânea, Brasília, n. 20, p. 33-75. Disponível em: http://www.gelbc.com.br/pdf_revista/2002.pdf. Acesso em: 18 jun. 2011.

Observações:
1) Os trabalhos deverão ser enviados exclusivamente para o/a organizador/a dos anais de cada edição.
2) Os trabalhos que não estiverem de acordo com as normas de padronização serão desconsiderados para os anais.

EDIÇÕES ANTERIORES

2012 | 2013

Endereço alternativo: http://simposiogelbc.wordpress.com